Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2000 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

O registro dos Engenheiros Químicos nos CRQs
Autor(a): por Manlio de Augustinis


Durante anos vem se arrastando a discussão sobre em qual órgão os Engenheiros Químicos devem se registrar: CRQ ou CREA? Mesmo tendo sido exarados vários pareceres jurídicos, realizados mutos debates e publicados mais de uma dezena de artigos a respeito, nos permitimos voltar ao tema para expor a nossa opinião de forma ordenada, abordando aspectos históricos, técnicos e legais.
 
De início, é necessário definir alguns conceitos:
 
Química - É a ciência que estuda as propriedades das substâncias e as Leis Naturais que regem suas trans­formações.
 
Tecnologia Química - É um conjunto de conhecimentos que permite a promoção e o domínio dos fenômenos que obedecem as Leis Naturais, as que regem a transformação da matéria, para usufruto e benefício do homem.
 
Engenharia Química - Conjunto de conhecimentos qualitativos e quantitativos dos atributos técnicos, econômicos e financeiros que proporcionam uma melhor otimização e racionalização na utilização da Tecnologia Química.
 
Conversão Química - Sistema de uma ou mais reações químicas, científica e tecnicamente viáveis em es­calas piloto e industrial e economicamente viável em escala industrial.
 
Operações Unitárias - São operações onde ocorrem transformações físicas e/ou físico-químicas, realizadas em equipa­mentos específicos, tanto em escala piloto como industrial, que por meio da aplicação dos fenômenos de transporte per­mi­tem e complementam: a) a otimização e interação das conversões químicas nos processos industriais; b) a preparação das matérias-primas a serem processadas; c) a otimização e racionalização energética dos processos; d) a separação e/ou purificação dos produtos intermediários e/ou finais dos processos; e) o controle e tratamento de efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
 
Indústria Química - É o ramo de atividade que utiliza, preponderantemente, processamento industrial constituído por um conjunto de conversões químicas e/ou operações unitárias seqüenciais de causa e efeito, onde está envolvida a Tecnologia Química, com a finalidade de transformar matérias-primas em produtos industriais de interesse econômico, social e/ou militar.
 
Legislação

O Decreto nº 24.693, de 27/07/34, primeira lei a regulamentar as atividades químicas em nosso País, determinou em seu artigo 4º. que: "O exercício da profissão de químico compreende: (...) d) a Engenharia Química.

A chamada Lei de Introdução ao Código Civil (Decreto nº 4.657, de 04/09/42), estabelece em seu artigo 2º que: 1º - A Lei posterior revoga a anterior quando, expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior; 2º – A Lei nova que estabelece disposições gerais ou específicas a par das existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, criada pelo Decreto 5.452, de 01/05/43, dedicou seus artigos de 325 a 351 aos profissionais da Química, incluindo entre eles os Engenheiros Químicos e confirmando ser a Engenharia Química atividade da área da Química.

Os Conselhos de Química foram criados pela Lei 2.800, de 18/06/56, que conferiu a essas entidades a competência de fiscalizar as atividades de sua área. Determinou, ainda, que os Engenheiros Químicos, quando exercerem atividades na área da Química, devem se registrar nos CRQ's. A mesma Lei também incluiu os Engenheiros Industriais modalidade Química no rol dos profissionais da Química.

A profissão de engenheiro foi regulamentada pela Lei 5.194, de 24/12/66. Em nenhum momento ela menciona a Engenharia Química ou afirma que o Engenheiro Químico deve se registrar nos CREAs. Tal menção só foi feita até hoje por Resoluções Normativas (RN) publicadas pelo CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura. Como se sabe, uma RN não se sobrepõe a uma Lei.

Dois anos depois, em 13/11/68, a Lei 5.530 confirmou serem profissionais da Química todos os mencionados na Lei 2.800, mantendo entre eles os Engenheiros Químicos e Engenheiros Industriais modalidade Química.

A regulamentação da Lei 2.800 veio com o Decreto 85.877, de 07/04/81. Explicitamente, esse decreto estabeleceu quais são as atividades do Engenheiro Químico e determinou, inclusive, quais as que lhes são privativas.

Embasamento histórico

Os cursos mais tradicionais da Engenharia Química (veja quadro) foram organizados a partir da estrutura existente dos cursos de Química Industrial. A Escola Nacional de Química do Rio de Janeiro, pertencente a então Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro), instalou, em 1933, o curso de Química Industrial que serviu de ba­se para a organização do curso de Engenharia Química, inaugurado em 1952.

Outro exemplo é o das Faculdades Oswaldo Cruz. Maior formadora de profissionais da Química, essa instituição paulistana também estruturou seu curso de Engenharia Química a partir do curso de Química Industrial, confirmando a interação entre essas duas áreas.

Primeiros Cursos de Engenharia Química e Química Industrial no Brasil

1915
Curso de Química Industrial – Escola de Engenharia Mackenzie
1920
Curso de Química Industrial – Escola de Engenharia do Rio Grande do Sul.
1920
Curso de Química Industrial – Escola de Engenharia de Pernambuco.
1921
Curso de Química Industrial – Escola Politécnica de São Paulo
1924
Curso de Química Industrial – Faculdade de Engenharia do Paraná (Curitiba).
1925
Curso de Engenharia Química – Escola Politécnica de São Paulo.
1928
Curso de Engenharia Química – Instituto Militar de Engenharia – Rio de Janeiro.
1933
 Curso de Engenharia Industrial Modalidade Química – Escola de Engenharia Mackenzie.
1933
Curso de Química Industrial – Escola Nacional de Química (Rio de Janeiro).
1946
Curso de Engenharia Química – FEI – Faculdade de Engenharia Industrial (São Paulo).
1952
Curso de Engenharia Química – Escola Nacional de Química (Rio de Janeiro).
1953
Curso de Engenharia Química – Escola de Engenharia de Pernambuco.
1953
Curso de Engenharia Química – Faculdade de Engenharia do Paraná.
1955
Curso de Engenharia Química – Escola de Engenharia do Rio Grande do Sul

Embasamento técnico

 Considerando os conceitos expostos, podemos, certamente, afirmar que: a) As industrias químicas utilizam preponderantemente a Tecnologia Química, o que contraria o que vem sendo apregoado por uma minoria que diz ser a Engenharia Química a atividade básica dessas empresas; b) O Engenheiro Químico deve ter sólida formação em química e pro­fundos conhecimentos de Tecnologia Química para desenvolver atividades de projeto, supervisão, condução, controle, etc, relacionadas com a indústria química; c) A utilização das leis básicas da Física e da Matemática, comuns aos demais ramos da engenheira, permitem ao Engenheiro Químico contribuir para uma melhor otimização e racionalização na aplicação da Tecnologia Química.

Embasamento Legal

 Sob o ponto de vista legal temos a considerar que:
  1. A CLT e a Lei 2.800/56 determinam que a Engenharia Química é uma atividade química e que o Engenheiro Químico, como profissional da Química, deve se registrar no CRQ;
  2. A afirmação, muito usada pelo CONFEA, de que a Lei 5.194/66, (que regulamenta a profissão de engenheiro), revogou a Lei 2.800, é improcedente, posto que ela sequer menciona os Engenheiros Químicos ou a Engenharia Química. As matérias de que tratam as duas Leis são diferentes;
  3. A Lei 5.194 estabelece disposições gerais e específicas em relação à CLT e à Lei 2.800 e, portanto, conforme o parágrafo 2º do Decreto 4.657, não as revoga;
  4. A Lei 5.530/68, posterior a Lei 5.194/66, reafirma serem profissionais da Química todos aqueles mencionados na Lei 2.800, o que evidencia que esta não foi revogada;
  5. Se a Lei 5.194/66 tivesse revogado a Lei 2.800, então, o Decreto 85.877/81, que regulamenta esta última, não poderia ter sido promulgado.
Todos esses argumentos não permitem outra conclusão senão a de que o Engenheiro Químico é sim um profissional da Química, estando, portanto, obrigado a manter registro profissional nos CRQs.

O auto é diretor executivo do CRQ-IV. Contatos podem ser feitos pelo e-mail diretoria@crq4.org.br




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região