Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Otto Rohr ganha o Prêmio Fritz Feigl


O engenheiro Otto Rohr, presidente da Miracema-Nuodex Indústria Química, é o ganhador da edição 2000 do Prêmio Fritz Feigl, que neste ano foi disputado por profissionais vinculados à indústria. O certificado e a soma líquida de R$ 30 mil serão entregues dia 16 de junho, durante as comemorações pelo Dia Nacional do Profissional da Química.
 
O empresário estava na Alemanha quando tomou conhecimento da conquista do prêmio. Em contato por e-mail com o Informativo, Rohr disse ficou muito honrado com a distinção, porque considera o CRQ-IV "um órgão de inegável respeitabilidade" e porque o prêmio leva o nome do grande cientista Fritz Feigl, que como ele também saiu da Áustria para trabalhar no Brasil".
 
Nascido em Csolnok, Hungria, em 1933, Rohr optou pela cidadania austríaca. Formado pela Universidade Técnica de Graz, Áustria, veio para Brasil em 1961, convidado por um irmão que alguns anos antes havia fundado a então Cia. Miracema Industrial.
 
Quando assumiu a direção da empresa, a Miracema resumia-se a uma fábrica de 2.500 m2, com nove empregados e que produzia 200 toneladas/ano de aditivos para óleos lubrificantes. Hoje a empresa está instalada numa área de 100 mil m2, (21 mil m2 de área construída), produz 12 mil toneladas/ano, das quais 15% são exportadas, e gera 230 empregos direitos.
 
Os grandes avanços começaram a partir dos anos 70, quando a Miracema diversificou suas atividades e passou a produzir naftenatos e octoatos para indústrias de tintas. Na mesma época, iniciou a construção de novas instalações, inauguradas em 1973.
 
Não satisfeito com esse salto e antevendo a globalização econômica, em 1974 Otto Rohr deu outro passo fundamental para a consolidação de sua empresa: assinou um contrato com a norte-americana Tenneco Chemicals Inc, que lhe permitiu a incorporação da marca Nuodex, de fortíssima respeitabilidade no mercado internacional.
 
Pesquisador incansável, Rohr foi quem promoveu a substituição do óleo de baleia (cachalote) por esteres sintéticos na formulação de aditivos para óleos industriais e automotivos. Também foi o responsável pela substituição do chumbo pelo bismuto na formulação de aditivos para lubrificantes e de secantes para tintas. Tais inovações renderam-lhe a eleição para a American Oil Chemists' Society (AOCS) e para o National Lubricating Grease Institute (NLGI), duas entidades dos EUA.
 
Obstinado por oferecer produtos de primeira linha aos seus clientes, Rohr nunca poupou investimentos que colocassem sua empresa na vanguarda tecnológica. Apenas para citar um exemplo dessa postura, sob a batuta de seu presidente, a Miracema-Nuodex foi a primeira indústria química brasileira a obter a certificação ISO 9000, em 1992. Mais uma vez demonstrando seu interesse pelas questões ambientais, atualmente Rohr lidera a implantação de um programa para obtenção da ISO 14.001. Essa moderna visão empresarial também fez com que outras entidades de classe premiassem a empresa e seu presidente.
 
Social

Mas a história de vida deste engenheiro químico não se resume apenas aos negócios. A preocupação com o social também é uma de suas características marcantes. Ousado, ele foi um dos primeiros empresários nacionais a instituir a distribuição de lucros entre funcionários. Introduzida na já distante década de 70, a prática é mantida até hoje e é considerada, entre outros benefícios dados aos funcionários, como a principal responsável pela Miracema nunca ter enfrentado uma greve e por registrar baixos índices de rotatividade de mão-de-obra.

Otto Rohr também exerce forte atividade filantrópica em Campinas. Entre as entidades beneficiadas estão o Hospital Infantil Boldrini, que trata de crianças com câncer, e o CADAF, uma escola para deficientes auditivos.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região