Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2000 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Participantes do Ciclo de Palestras fazem reclamações


Vários profissionais e estudantes têm procurado o Conselho para reclamar que não conseguem vaga para participar do Ciclo de Palestras. A alegação mais comum é de que estão recebendo o Informativo com atraso e quando ligam para se inscrever as vagas já estão esgotadas.

O que cabe esclarecer é que o jornal do Conselho é colocado nos Correios para distribuição entre os dias 15 e 20 do segundo mês do bimestre. Por sua vez, os Correios têm até cinco dias úteis para fazer a entrega. Isso quer dizer que algumas pessoas receberão o jornal no dia seguinte ao da postagem, enquanto outras – independentemente da cidade onde residam – estarão com seus exemplares até sete dias depois, considerado o final de semana.

Não é possível, no momento, corrigir essa distorção. O Informativo é postado numa categoria chamada "impresso", que é a mais barata. Se o modo de remessa fosse alterado para a categoria seguinte (carta comercial), o prazo de entrega seria reduzido para dois dias úteis. Porém, os custos de postagem passariam de R$ 0,32 a unidade para R$ 0,60, tornando financeiramente inviável a distribuição dos 70 mil exemplares.

Para minimizar o problema, desde outubro/99 o Conselho passou a divulgar a grade de palestras na seção "eventos" do site (www.crq4.org.br). A relação é colocada na Internet no mesmo dia em que o jornal é entregue aos Correios (entre os dias 15 e 20 do segundo mês do bimestre). Isso permite aos interessados tomarem conhecimento das palestras antes de receberem o jornal. Junto com a grade, e visando não prejudicar quem não tem acesso à rede mundial, era fixada uma data a partir da qual as reservas poderão ser feitas.

Outra regra, em vigor desde o bimestre passado, foi a proibição de que seja feita mais de uma reserva por ligação. Assim, quando o interesse for por três palestras, passou a ser necessário fazer três ligações. A razão? Há pessoas que ligam uma única vez, inscrevem-se em todas as palestras e depois ou não confirmam a participação ou o fazem para uma ou duas apresentações. Como não há funcionários para cuidar exclusivamente da organização de eventos, não é possível montar uma lista de espera que seria usada justamente para preencher as vagas abertas por aqueles que não confirmam sua presença. 
 
Novas mudanças

A partir deste bimestre entram em vigor duas novas regras. A primeira prevê que as inscrições estarão abertas apenas na semana da palestra escolhida. Conforme se verifica da tabela abaixo, quem quiser participar da palestra marcada para o dia 28 de julho deverá inscrever-se somente no período de 24 a 27/07. Não será mais necessário confirmar a presença.

A outra mudança é que, além dos profissionais regularmente inscritos e em dia com suas obrigações, somente serão aceitas inscrições de estudantes cadastrados que estiverem no último ou no penúltimo ano de seus cursos. Essa restrição apóia-se no entendimento de que os demais estudantes ainda não adquiriram base suficiente para acompanhar as palestras, que têm caráter técnico e não didático.

Mesmo com essas mudanças, o CRQ-IV avalia que muitas pessoas continuarão a ter dificuldades para participar do Ciclo. O problema só será resolvido quando a nova sede for inaugurada, pois o prédio terá um auditório para 240 lugares.

O auditório atual, que na verdade é uma sala adaptada, comporta apenas 50 pessoas. A previsão é de que o novo prédio seja entregue em junho do ano que vem.
 
Data
Inscrições
Título
Principais Tópicos
Apresentador
Ramais
28/07
24 a 27/07
Gasolina – Técnicas Analíticas Enxofre, destilação, densidade, PVR, adulteração, legislação e fiscalização Químico Francisco Paulo Lourenço de Melo, consultor da área de combustíveis e lubrificantes 403, 404 ou 415
04/08
01 a 03/08
Resinas Conceituação, aplicabilidade, metodologia e padrões Engenheiro Químico Haroldo Sampaio 406, 407 ou 408
11/08
07 a 10/08
O químico na era virtual Desmistificação da Internet, os sites específicos da área e sua aplicabilidade Engenheiro Químico Marcos Assunção 403, 404 ou 415
18/08
14 a 17/08
O papel do químico nas análises clínicas Instrumental utilizado, cromatografia gás e líquida, gasometria sanguínea e osmometria Bioquímica Marilene Lopes 406, 407 ou 408
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região