Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2000 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Cotidiano: como funciona o airbag
Autor(a): por Elisabete Rosa


O ensino de Ciências e Tecnologias vem avançando na educação brasileira e o airbag é um assunto interessante que, por fazer parte de seu cotidiano, desperta a atenção do aluno e permite que o experimento seja reproduzido no laboratório de química escolar. Utilizando essa tecnologia podemos explorar conceitos de química, física e meio ambiente, atualizando e preparando o aluno para ser o profissional do futuro.
 
O airbag é um dispositivo destinado a proteger motoristas e passageiros em caso de colisão. Trata-se de um módulo que se localiza no ponto central do volante de direção, quando está do lado do motorista e, no painel logo acima do porta-luvas, quando trata-se do módulo do passageiro.
 
Para haver um perfeito funcionamento, o sistema envolve mecanismo como: sensores localizados na parte frontal do veículo e que têm por função detectar a rápida desaceleração do automóvel; um módulo de controle eletrônico que, através de uma luz indicadora no painel, emite alerta sobre falhas em seu funcionamento; uma câmara de metal onde há substâncias químicas que reagem entre si quando recebem um impulso elétrico; uma bolsa plástica que fica acondicionada dentro do volante.
 
Assim que os sensores enviam a mensagem de brusca desaceleração, uma faísca é lançada na câmara metálica e estes produtos reagem formando sólidos e o gás nitrogênio. Apenas o gás atravessa os filtros da câmara metálica, enchendo a bolsa. O processo de enchimento do airbag rompe uma tampa localizada no centro do volante. Toda esta operação, desde a colisão até o término do enchimento da bolsa, dura apenas entre um e três milésimos de segundo. O airbag possui uma abertura no seu interior que permite o escapamento do gás de forma natural ou até mesmo com o peso exercido pelo corpo do motorista.

Equação química do processo
6NaN3 (s) + Fe 2 O 3 (s) ® 3Na 2 O (s) +2Fe (s) + 9N 2(g)









A autora é responsável pelo laboratório de química do Colégio Bandeirantes. Contatos podem ser feitos pelo telefone (0xx11) 5087-3556 ou pelo e-mail erosa@colband.com.br









 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região