Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2001 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho formará Banco de Peritos


Os profissionais dispostos a trabalhar como peritos judiciais podem se candidatar a integrar o "Banco de Peritos" que o Conselho começou a montar. Essa iniciativa busca atender a pedidos feitos pela Justiça para que o CRQ-IV indique pessoas capacitadas a atuar nas mais variadas ações. O banco servirá ainda para que o Conselho possa indicar, a pedido de empresas, profissionais que queiram atuar como assistentes técnicos em processos judiciais.
 
O perito trabalha como um autônomo e seus honorários são pagos pelas partes do processo. Ao ser convoca- do pela Justiça, cabe a ele analisar o caso e definir quanto custará seu trabalho, levando em conta pontos como despesas com viagens, contratação de laboratórios etc. Esse estudo é apresentado ao juiz, que pode ou não concordar com o valor. As partes do processo também podem se manifestar. Caso não se chegue a um acordo, a Justiça poderá solicitar um novo orçamento, sendo permitido ao perito recusar o trabalho. Os processos se diferenciam muito, o que torna difícil estimar o preço médio dos honorários desse profissional.

Não é necessário participar de concurso público, registrar-se em outra entidade ou mesmo ter conhecimento de leis. Quando chamado, esse profissional é entrevistado pelo juiz e, se aprovado, passará a ser uma pessoa de sua confiança, o que implicitamente o obrigará a elaborar laudos de forma isenta, baseados apenas em seus conhecimentos técnicos.
 
Já o assistente técnico é contratado por empresas para acompanhar as perícias judiciais. Se não concordar com o laudo do perito e respeitando os princípios éticos, o assistente poderá contestá-lo. Caberá à empresa juntar a contestação ao processo. Os honorários do assistente técnico serão definidos entre ele e a empresa que o contratar, a quem caberá o pagamento.

Para pedir inclusão no "Banco de Peritos" é necessário ser profissional da química de nível superior, estar registrado e em dia com suas obrigações perante o CRQ-IV e ter pelo menos cinco anos de experiência na área de sua especialização. Currículo contendo nome e endereço completos, formação acadêmica, experiência prática e, fundamental, área de especialização destacada no documento, deve ser enviado exclusivamente por carta para a sede do Conselho (rua Líbero Badaró, 152, 14º andar, SP/SP, CEP 01008-903). Os envelopes deverão estar identificados com a seguinte indicação: Banco de Peritos.
 
O Conselho não prestará outras informações e nem devolverá os currículos. Os profissionais admitidos para o banco serão avisados por ofício. Não é possível estimar o tempo que a Justiça levará para convocar um dos futuros integrantes do Banco de Peritos.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região