Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2005 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Flávio Leite lança livro sobre amostragem


O professor doutor Flávio Leite, conceituado especialista em Química Analítica, lançou em junho deste ano seu mais novo livro. Intitulada Amostragem – fora e dentro do laboratório a obra ressalta a importância da integração entre as áreas de análise e amostragem para a produção de um resultado analítico. Trata-se de um procedimento cuja fragilidade do resultado é elevada e que se torna mais crítica quando "fazer uma amostragem" é tido pelos analistas apenas como um ato de "pegar" uma amostra.

Para o autor, a amostragem é uma ciência pouco explorada por ser complexa e ter um alto custo porcentual. Em Química é uma aplicação de estatísticas originárias, principalmente, da mecânica. Ocorre que enquanto o princípio básico desta ciência é o de duas peças se encaixam perfeitamente ou não, na Química a aplicação das ferramentas estatísticas tem como limite o abstrato e a experimentação sobre a teoria atômica.

O Informativo sorteará três exemplares do livro dia 03 de novembro. Para participar, envie carta, fax ou e-mail (crq4.comunica@totalwork.com.br) para Assessoria de Comunicação do Conselho. Por fora do envelope ou no campo "assunto" do e-mail/fax escreva a palavra "Amostragem". Informe seu nome completo e nº de carteira de químico. Se for estudante, escreva "Estudante" ao lado do nome. O resultado do sorteio será publicado no dia seguinte na seção "Novidades" do site da entidade.

O livro, que já está à disposição para consultas na Biblioteca do Conselho, custa R$ 20,00 e pode ser comprado pelo site da editora Atomo (www.atomoealinea.com.br ). 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região