Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2009 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - A formação de professores


A falta de salários dignos e de condições de trabalho adequadas para os professores são os únicos fatores a desestimular o ingresso (e a permanência) de jovens nos cursos de licenciatura? Não, conforme disse em entrevista ao Informativo o veterano professor César Zucco, titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do 4º Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química, realizado recentemente pela SBQ, Zucco afirmou que a desilusão com o magistério começa ainda nas universidades, onde os cursos de licenciatura recebem tratamento desigual se, por exemplo, comparados aos de bacharelado.

Ainda na área da educação, esta edição destaca duas iniciativas importantes do CRQ-IV. A primeira delas foi o apoio dado à Universidade de São Paulo para montagem de uma instalação dedicada exclusivamente a demonstrar ao grande público alguns experimentos químicos que estão diretamente ligados ao cotidiano. Inaugurado no final de 2008, o "Espaço da Química" é a mais nova atração da Estação Ciência, um local bastante conhecido na cidade de São Paulo que, mantido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, se destina a divulgar as mais variadas áreas da ciência. Apesar de existir há vários anos, até então o local não possuía em seu acervo permanente nenhuma instalação para destacar a química.

A segunda ação do Conselho visando a melhoria da educação profissional é o anúncio da realização de encontros regionais a partir de março. Entre seus objetivos, essas reuniões vão discutir a adoção de um currículo mínimo para os cursos técnicos e superiores.

Entrou em vigor em janeiro a reforma que pretende unificar a ortografia nos países de língua portuguesa. Os textos deste Informativo já incorporam as novas regras.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região