Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Bioquímica - Pesquisadores que desenvolveram a criomicroscopia ganham o Nobel


The Royal Swedish Academy of Sciences

Criomicroscopia gera imagens que permitem análises mais precisas de estruturas biomoleculares:
(a) Proteína que regula os ritmos circadianos, responsáveis pelo “relógio biológico” do corpo humano; (b) sensor que permite a audição por fazer a leitura das mudanças de pressão no ouvido; (c) estruturas da superfície do vírus da zika.


 

Uma revolução no campo da Bioquímica. Assim a Real Academia Sueca de Ciências define o conjunto das pesquisas feitas pelos laureados com o Prêmio Nobel de Química 2017: o suíço Jacques Dubochet, o alemão Joachim Frank e o escocês Richard Henderson desenvolveram a criomicroscopia eletrônica, que possibilitou uma melhora significativa do imageamento de biomoléculas. O total a ser dividido entre os três contemplados será de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,1 milhão (ou R$ 3,5 milhões, na cotação atual).

A técnica consiste na utilização de baixas temperaturas para congelar biomoléculas em pleno movimento e, dessa forma, gerar condições ideais para a observação de processos bioquímicos. Iniciados na década de 1980, os estudos viabilizaram o aperfeiçoamento das imagens até que a resolução atômica desejada fosse atingida em 2013. As estruturas tridimensionais obtidas permitiram, entre outros avanços, o desenvolvimento de pesquisas sobre fármacos capazes de combater  doenças causadas pelo vírus da zika.

No estado líquido, a água tende a evaporar no vácuo dos microscópios eletrônicos, o que leva as biomoléculas ao colapso. Para resolver esse problema, Jacques Dubochet conseguiu, no início dos anos 1980, vitrificar a água, esfriando-a rapidamente para solidificá-la em torno de uma amostra biológica, sem os cristais de gelo que interferem no feixe de elétrons do microscópio, o que preservou as formas naturais das biomoléculas mesmo no vácuo.

Nascido em 1942 em Aigle, na Suíça, ele é professor honorário na Universidade de Lausanne. Joachim Frank, nascido na cidade de Siegen (Alemanha) no ano de 1940, viabilizou a aplicação da técnica de forma ampla. De 1975 a 1986, desenvolveu um método por meio do qual imagens bidimensionais borradas são analisadas e mescladas para revelar estruturas tridimensionais em uma definição de melhor qualidade. Atualmente, ele é professor na Universidade Columbia (EUA).

Natural de Edimburgo (Escócia), onde nasceu em 1945, Richard Henderson é coordenador do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Em 1990, ele conseguiu usar a microscopia eletrônica para gerar a imagem tridimensional de uma proteína em resolução atômica. Até então, acreditava-se que poderiam ser feitas imagens apenas de matéria inerte, pois os feixes de elétrons dos microscópios destroem os materiais biológicos.

De acordo com a nota oficial da Academia Sueca sobre o Nobel de Química, o avanço proporcionado pelos estudos de Henderson constituiu-se em uma prova definitiva do potencial da técnica. Clique aqui para obter mais informações sobre o Prêmio Nobel de Química de 2017.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região