Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Emprego - Perfil do profissional desejado é discutido em workshop na Abiquim


CRQ-IV

 

Cursos devem criar uma "cultura digital", diz Maia

Ser estudioso, inovador, consciente dos riscos de suas atividades e comunicativo. Estas são algumas das características que formam o perfil do profissional desejado pelas indústrias químicas no século XXI. As expectativas do mercado e a formação de mão de obra, por meio de cursos das instituições de ensino ou de programas de capacitação feitos por empresas, foram objetos de palestras e debates em workshop realizado no dia 22 de setembro pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que reuniu gestores das áreas de Educação e Recursos Humanos.

Na abertura, o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, enalteceu a importância da Química para a melhoria da qualidade de vida humana, especialmente nos últimos 100 anos, e para o desenvolvimento sustentável do planeta nas próximas décadas. Segundo ele, tal capacidade de inovar e transformar só será mantida pela atuação de profissionais altamente qualificados. “A indústria química será o segmento mais brilhante deste século, impulsionado pelas novas ondas de inovação em bio e nanotecnologias”, enfatizou.

Em sua palestra “A Quarta Revolução Industrial, a empresa digital e o futuro do emprego”, o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai, Osvaldo Lahoz Maia, assinalou a queda do Brasil em termos de competitividade global (da 75ª posição para a 81ª em 2016), apontando a formação de profissionais aptos a trabalhar com as novas tecnologias digitais como um dos pilares para a reversão desse quadro.

Considerando os três eixos da chamada “quarta revolução industrial” – tecnologia, capital humano e modelos de negócios e plataformas –, Maia enfatizou que as empresas devem adaptar suas operações a essa nova realidade, criando condições para atrair e reter os melhores talentos. Ao mesmo tempo, os cursos da área devem acompanhar as mais recentes tendências, criando uma “cultura digital” desde o ambiente de ensino. No caso do Senai, a metodologia atual contempla o processo de implantação de uma fábrica totalmente conectada, com processos otimizados pela utilização de tecnologias, incluindo computação em nuvem, dispositivos móveis e análise de grandes volumes de dados (“big data”).

CRQ-IV

Figueiredo: inovação será mantida por elevada qualificação

 

“O desenvolvimento nos campos da Inteligência Artificial e Aprendizado Computacional, Robótica, Nanotecnologia, Impressão 3D e Genética e Biotecnologia estão se interconectando e acelerando um ao outro, constituindo o que se chama de 4ª revolução industrial”, concluiu o gerente do Senai.

“A missão do Instituto de Química da USP na geração de talentos para a indústria química” foi o tema da palestra de Luiz Henrique Catalani, diretor do IQ-USP. Ao apresentar os cursos oferecidos pela instituição, como o Bacharelado em Química, salientou a responsabilidade das escolas como intermediárias entre a sociedade e o mercado de trabalho.

De acordo com um levantamento feito pela instituição, atualmente os alunos ingressantes tendem a buscar formação para atuar nos segmentos de Química Forense, Química dos Alimentos, Nanotecnologia, Química dos Materiais, Química Nuclear, Química Quântica, Química Computacional e Fitoquímica. A programação teve ainda palestras com o psicólogo Julio Cezar Ferri Turbay, que abordou os novos desafios para a gestão de pessoas; e Mária Alves Fernandes de Oliveira, que falou sobre o uso das tecnologias no desenvolvimento de recursos humanos da Transpetro. Também foram apresentados casos de sucesso de programas de capacitação mantidos pelas empresas Rhodia e Braskem.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região