Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Brasil sediará Congresso Mundial da Iupac


Eleito em 2013 para sediar o 46º Congresso Mundial de Química, o Brasil está pronto para receber, em São Paulo, a extensa programação do evento: entre simpósios, palestras e apresentações de aproximadamente 1.600 trabalhos científicos, serão destaques as realizações da 49ª Assembleia Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês) e da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que completa 40 anos de fundação em 2017 (confira matéria especial nesta edição).

A Iupac e a SBQ são as entidades organizadoras do Congresso, que acontece de 9 a 14 de julho com o tema principal “Sustentabilidade e Diversidade através da Química”. No mesmo período, acontece o encontro da sociedade científica brasileira. Já a assembleia da entidade internacional está programada para o período de 7 a 13 de julho. A expectativa do comitê organizador é que toda a programação envolva cerca de 2.500 pessoas no período.

O congresso terá palestras com quatro ganhadores do Prêmio Nobel de Química: Fraser Stoddart (Northwestern University), laureado em 2016; Ada Yonath (Weizmann Institute of Science), 2009; Kurt Wüthrich (Scripps Research Institute), 2002; e Robert Huber (Max Planck Institute of Biochemistry), 1988.

Outras sessões plenárias contarão com pesquisadores como: Clare Grey (University of Cambridge), David Mac-Millan (Princeton University), Katharina Landfester (Max Planck Institute for Polymer Research) e Mei-Hung Chiu (National Taiwan Normal University).

Na sessão “Distinguished Women in Science and Chemical Engineering”, serão premiadas doze mulheres, incluindo a brasileira Yvonne Mascarenhas, do Instituto de Física da USP de São Carlos.

Os debates previstos para os mais de 100 simpósios serão divididos em doze tópicos: Química Analítica e dos AlimentosAlimentos; Ensino de Química; Química para a Inovação na Indústria; Síntese Química; Energia, Água e Ciências Ambientais; Química Verde e Biotecnologia; Química Inorgânica e Estrutural; Macromoléculas e Materiais; Química Medicinal e Química Biológica; Nanociência e Tecnologia; Produtos Naturais e Biodiversidade; e Química Física, Biofísica e Computacional.

Organização – Professor do Instituto de Física da USP de São Carlos, o Químico Adriano Andricopulo é o presidente do comitê organizador do evento. Para ele, o Brasil sediar o Congresso e a Assembleia Geral da Iupac “representa uma oportunidade para fortalecer o processo de internacionalização da Ciência brasileira, permitindo a inserção do País e também da América do Sul no mapa mundial da Química”. Trata-se, salienta, de algo inédito para esta parte do continente: das 45 edições promovidas até hoje, 31 foram realizadas na Europa, sete na América do Norte, cinco na Ásia e duas na Oceania.

A celebração da conquista é reforçada, segundo Andricopulo, por coincidir com as comemorações dos 40 anos de fundação da SBQ, entidade da qual foi presidente no biênio 2014-2016. Ele relata que as negociações junto à Iupac foram iniciadas pela sociedade científica brasileira ainda em 2010 e culminaram no registro oficial da candidatura no ano seguinte. “A proposta teve pilares e objetivos sólidos, como o desenvolvimento e o fortalecimento da Química no País. Trazer o maior evento de Química do mundo pela primeira vez para a América do Sul seria um grande diferencial”, salientou.

SBQ

Andricopulo, presidente do comitê organizador

A SBQ, responsável pela composição do comitê organizador, representou o Brasil em todo o processo, concluído em 2013, durante a 47º Assembleia da Iupac, em Istambul, na Turquia. A candidatura brasileira recebeu 131 votos, contra apenas 39 dados à Austrália. De acordo com Andricopulo, a força da candidatura se sustentou em alguns pilares principais, fundamentados em aspectos científicos, sociais e históricos, que se somaram a outros elementos, como o fato de o País ter organizado dois eventos esportivos de grande porte nos últimos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “Somente assim, com planejamento, organização e execução eficazes, conquistamos o respeito internacional que levou o Brasil a ser escolhido como país-sede”, avaliou o presidente do comitê organizador.

Um dos impactos mais positivos gerados pelo Congresso Mundial da Iupac é destacado por Andricopulo: a oportunidade de reunir profissionais da área, da academia e da indústria, entre professores, pesquisadores, autoridades do setor de Ciência e Tecnologia, pós-doutorandos, técnicos e estudantes dos mais diversos níveis.

“O número previsto de participantes (em torno de 2.500) é muito expressivo levando-se em conta a profunda crise que atravessamos. O Brasil é ainda considerado muito isolado em vários aspectos da vida econômica e cultural. Praticamos, no passado, políticas que nos afastaram de grandes correntes da evolução científica e tecnológica, o que nos causa grandes prejuízos até hoje”, aponta Andricopulo.

O presidente do comitê cita ainda como obstáculos a falta de domínio de idiomas estrangeiros relevantes (notadamente o inglês) por parte da maioria dos estudantes universitários do País, fato evidenciado, segundo ele, pela redução nas exigências de proficiência em língua estrangeira do programa Ciência sem Fronteiras do CNPq durante a gestão anterior do governo federal.

“Para muitas pessoas em todo o mundo, o Brasil ainda é o país da “cafusa” (uma união das palavras carnaval, futebol e samba). Certamente, poderíamos associar a estes três símbolos da cultura brasileira nossas muitas outras e relevantes realizações culturais, científicas, tecnológicas e econômicas que, infelizmente, ainda são pouco conhecidas”, lamentou Andricopulo.

Ao receber cientistas, estudantes e profissionais da Química de todo o planeta, o presidente do comitê organizador acredita que o País poderá compartilhar o entusiasmo dos brasileiros pela Química e pelo futuro. A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar o evento por ser considerada uma metrópole multicultural que não se limita a uma população diversificada. Segundo ele, a Capital paulista possui “infraestrutura e hotéis de primeiro mundo, excelente gastronomia, museus de classe mundial e muita cultura, música e shows, além de grande variedade de atrações para todas as culturas, idades, gostos e orçamentos. Temos certeza de que realizaremos um evento inesquecível, energizado pela paixão, hospitalidade e criatividade do povo brasileiro”, garante Andricopulo.

 

Serviço

46º CONGRESSO MUNDIAL DE QUÍMICA
49ª ASSEMBLEIA GERAL DA IUPAC
40ª REUNIÃO ANUAL DA SBQ

DATAS E HORÁRIOS
7 a 13 de julho (Assembleia) e
9 a 14 de julho (Congresso e Reunião da SBQ)
LOCAL: WTC Convention Center
Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo – São Paulo/SP
MAIS INFORMAÇÕES
www.iupac2017.org / iupac2017@sbq.org.br

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região