Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cursos de RT tiveram mais de 1,3 mil participantes


CRQ-IV

Cursos são parte da estratégia que prioriza ações de prevenção à ocorrência de infrações

Os cursos de Responsabilidade Técnica (RT) do Conselho tiveram, em 2016, a participação de 1.321 profissionais. Destes, 1.144 compareceram aos 59 treinamentos que abordaram a importância do exercício da função de forma geral e 177 estiveram presentes aos nove cursos voltados para áreas específicas: alimentos e bebidas, controle de pragas, cosméticos e saneantes.

Houve uma ligeira queda em relação aos números de 2015, quando 1.621 profissionais participaram dos 72 cursos promovidos.

Os cursos de RT, que apresentam a legislação vigente e estudos de casos, foram promovidos na sede do CRQ-IV, na Capital, e nas seguintes cidades: Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. A iniciativa é parte da estratégia permanente do Conselho que prioriza ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações relacionadas ao exercício profissional.

Para este ano, a novidade é a inclusão de mais um curso específico, denominado “Sistema Alternativo de Abastecimento de Água”. Segundo o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, gerente do setor de Fiscalização do Conselho, “após a crise hídrica ocorrida nos últimos anos, cresceu o número de estabelecimentos que perfuraram poços artesianos”. De acordo com a legislação, essas fontes alternativas só podem funcionar sob a supervisão de um Profissional da Química. “Por se tratar de um nicho de mercado recente para muitos profissionais, decidimos criar um treinamento específico sobre esse tema”, explicou o engenheiro.

As inscrições para os cursos de RT estão abertas e devem ser feitas por esta página. Podem participar somente os profissionais em situação regular no CRQ-IV. As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscreverem e não comparecerem sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00. As demais condições de participação estão detalhadas na citada página. Dúvidas devem ser esclarecidas exclusivamente pelo e-mail cursos@crq4.org.br.

Conceituação - Toda empresa da área química precisa ter um profissional habilitado perante o CRQ-IV para se responsabilizar por suas operações, o Responsável Técnico (RT). Necessariamente, o RT deve ser indicado pela empresa quando esta protocola seu pedido de registro ou quando a vaga precisa ser preenchida. A aceitação ou não do profissional indicado é atribuição exclusiva do Plenário do Conselho.

Ao aceitar tornar-se um RT, o profissional deve ter plena ciência da importância do seu cargo. Seu ocupante responde não só pela qualidade e segurança de um ou mais produtos ou serviços, mas também pela precisão das informações que chegam ao consumidor por meio de mensagens publicitárias. A função, portanto, deve ser vista como um sinônimo de autonomia na tomada de decisões que envolvam esses aspectos.

Se, no âmbito da Química, a empresa pela qual responde causar danos tanto aos demais funcionários quanto aos consumidores de seus produtos, o RT estará sujeito, juntamente com a empresa, a responder a processos civis e criminais. Na esfera do CRQ-IV, o responsável poderá ter o direito ao exercício profissional suspenso e ainda ser multado.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região