Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

História - Incentivos são marca da atuação


Conselho mantém programas de qualificação e reconhecimento desde 1960

Desde os primeiros anos de atuação, o Conselho se notabilizou por manter ações que visam estimular o interesse de estudantes pela pesquisa e o aprimoramento de profissionais da área química. A primeira proposta de criar um prêmio para trabalhos científicos surgiu em 1960, apenas três anos após a instalação do Conselho. Batizado como Prêmio CRQ-IV, ele foi conferido pela primeira vez em 1961 a um grupo de oito estudantes de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, por uma pesquisa desenvolvida na área de Bioquímica. Os vencedores receberam um prêmio em dinheiro e diplomas.

Arquivo

Feigl nomeou o primeiro prêmio criado pelo Conselho para homenagear profissionais

Em 1977, durante a presidência do Químico Industrial Carlos Eduardo Paes Barreto, foi criado o Prêmio Fritz Feigl, voltado a homenagear profissionais que tivessem contribuído, nas esferas acadêmica e industrial, para o desenvolvimento da Química. Os vencedores recebiam uma premiação em dinheiro, além de troféu e certificado. O nome do prêmio é uma homenagem a um dos mais conceituados químicos analíticos da História. Nascido em 1891 na Áustria, naturalizou-se brasileiro e desenvolveu aqui a maior parte de suas pesquisas. Faleceu no Rio de Janeiro em janeiro de 1971.

Em paralelo aos prêmios, o Conselho mantinha um programa de concessão de bolsas de estudo para alunos de cursos superiores da área química. Iniciado em 1963, ele beneficiava tanto alunos de escolas particulares que tinham dificuldades em pagar a mensalidade quanto os de instituições públicas, a maioria vinda de outras cidades, que não tinham condições de manter-se no curso. Anualmente, eram concedidas em torno de 45 bolsas de valor mensal equivalente a um salário mínimo. Um ano após o término de seus cursos, os bolsistas começavam a devolver o dinheiro para que outras bolsas pudessem ser concedidas.

Contudo, essas iniciativas foram interrompidas em 1985 em razão de um decreto da Presidência da República que proibiu os órgãos públicos de gerarem despesas não diretamente relacionadas às suas atividades. Somente na segunda metade dos anos 1990 puderam ser retomadas as entregas dos prêmios Fritz Feigl (1996) e CRQ-IV (1998). Enquanto o primeiro durou até 2008, o segundo é mantido até hoje e está com inscrições abertas.

Para substituir o Fritz Feigl, foi criado em 2011 o Prêmio Walter Borzani, que confere troféu e certificado. O nome é uma homenagem ao Engenheiro Químico que foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química e responsável pela instalação do CRQ-IV. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi eleito conselheiro do CRQ-IV em 1966 e prestou serviços à entidade até 1969. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.

Prêmio destinado a estudantes

Quando foi retomado, o Prêmio CRQ-IV passou a ser entregue em quatro categorias: Química de Nível Médio (cursos técnicos), Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Engenharia da Área da Química. A partir deste ano, a categoria Química de Nível Superior passou a aglutinar os cursos de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura, sendo mantidas as outras duas.

Minicursos - Em 1998, foi criado o Ciclo de Palestras CRQ-IV, que ao longo de nove anos disponibilizou aos profissionais e estudantes vinculados apresentações com cerca de quatro horas de duração, apenas na sede do Conselho, versando sobre variados temas técnicos.

Minicursos existem desde 2006

A partir de 2006, ano em que se comemorou o cinquentenário da Lei 2.800 – que criou o Sistema CFQ/CRQs –, os eventos, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, começaram a ser realizados também no interior de São Paulo e em Campo Grande (MS), que na época ainda pertencia à IV Região. Por conta dessa nova abrangência geográfica, o Ciclo foi rebatizado de Encontros Técnicos Regionais.

No segundo semestre daquele ano, os encontros tiveram sua carga horária elevada para oito horas e por isso passaram a se chamar Minicursos CRQ-IV. Com exceção do ano de 2014, quando não foram realizados em razão de mudanças de planejamento, os minicursos foram promovidos sem interrupção. Além da qualificação gratuita, os participantes recebem materiais didáticos, refeições e certificados.

Além de oferecer seus próprios treinamentos, a partir dos anos 1990 o Conselho passou a firmar acordos que proporcionaram descontos e até mesmo bolsas de estudos integrais para os profissionais em cursos promovidos por empresas e entidades parceiras. As bolsas são concedidas por meio de sorteios divulgados neste Informativo e, principalmente, neste site. Em 2016, o valor total dos prêmios distribuídos por conta desses sorteios chegou a R$ 78,8 mil.

Gratuita, bolsa divulga currículos e vagas de emprego

Bolsa de Empregos - Em abril de 2001, o Conselho criou uma ferramenta para beneficiar profissionais e estudantes em busca de oportunidades de trabalho e também empresas da área química interessadas na divulgação de vagas: a Bolsa de Empregos. Gratuito, o serviço facilita o contato entre os profissionais que procuram empregos, estudantes que buscam estágios e empresas, inclusive não registradas, que precisam contratar.

No final dos anos 1990, o setor de Fiscalização recebeu novas atribuições, passando a intermediar a regularização de cursos no CRQ-IV, auxiliando as escolas de Nível Médio e/ou Superior a definir grades curriculares que melhor capacitassem seus alunos. No mesmo período, iniciou um programa de palestras para os formandos, falando do histórico, dos campos de atuação e das responsabilidades da profissão.

Os profissionais do setor também representam o CRQ-IV em reuniões e comissões das quais participam técnicos de órgãos reguladores, representantes de associações empresariais e do Poder Legislativo. Além disso, o setor coordena o funcionamento das Comissões Técnicas criadas em 2001 pelo Conselho. Formados por especialistas que trabalham em caráter voluntário, esses grupos discutem assuntos pertinentes às suas áreas, assessoraram o Plenário do CRQ-IV, organizam eventos técnicos e propõem ações que resultem em benefícios para profissionais, empresas e a sociedade. Atualmente, são mantidas comissões voltadas para as áreas de Alimentos e Bebidas, Cosméticos, Divulgação, Ensino Superior, Ensino Técnico, Meio Ambiente, Química Farmacêutica e Saneantes.

Selo de Qualidade - Um dos principais programas desenvolvidos por comissões técnicas do Conselho é o Selo de Qualidade CRQ-IV. Instituído em 2007 pela Comissão de Ensino Técnico para certificar o compromisso de instituições com a qualidade do ensino de Nível Médio, o modelo de avaliação também passou a ser utilizado pela Comissão de Ensino Superior em 2013.

Desde 2009, quando o Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo, tornou-se a primeira instituição a ter cursos certificados (Técnico em Química e Técnico em Plásticos), outras dez escolas de Nível Médio se submeteram à avaliação do Conselho. No total, 15 cursos já receberam a certificação. No Nível Superior, o curso pioneiro é o de Tecnologia em Alimentos do Senai Horácio Augusto da Silveira, da Capital.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região