Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2017 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Confira os resultados alcançados em 2016


Freepik

O Serviço de Fiscalização do CRQ-IV fez, ao longo do último exercício, 18.543 vistorias em empresas e entidades registradas. Isso representou um aumento de 4,29% em relação a 2015, quando ocorreram 17.779 vistorias. O trabalho foi executado por 25 fiscais, sendo 12 na Capital e Região Metropolitana e os demais no Interior e Litoral.

Sobre o aumento do número de vistorias, o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, gerente do setor, explicou que boa parte delas teve como objetivo apurar se o Responsável Técnico (RT) encontrava-se presente no local de trabalho. “Essas vistorias demandaram menor tempo de execução e, portanto, possibilitaram a realização de um maior número de diligências”, disse.

Foram emitidas 1.291 intimações para pessoas físicas e 1.967 para pessoas jurídicas. No comparativo com 2015, houve redução de 11,3% nas intimações direcionadas a profissionais (foram 1.456 no ano passado) e aumento de 4,4% no total emitido para empresas (ante as 1.884 do exercício anterior). Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais destacaram-se casos envolvendo profissionais trabalhando sem o devido registro ou que deixaram de apresentar os seus diplomas e atuavam com licenças provisórias vencidas. Também foram flagradas empresas operando sem RTs e com leigos exercendo atividades privativas de Profissionais da Química.

Processos - Pelo Plenário do CRQ-IV passaram 25.774 processos, sendo 14.308 relacionados a profissionais e 11.466 envolvendo empresas. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 39,8% no total de casos analisados (foram 18.434 em 2015), fato que se deveu principalmente ao crescimento do número relacionado a pessoas jurídicas, quase o dobro dos 6.004 analisados no exercício anterior. Os casos mais frequentes abordaram verificações de regularidade da situação perante o Conselho e cancelamentos de registros, indicando aqui um possível reflexo da crise econômica nacional.

Houve aumento também no total de processos relacionados a pessoas físicas, mas em uma escala menor, de 12.430 para 14.308, um avanço de 15,1% no comparativo com o ano anterior. Nesse âmbito, solicitações de registro definitivo e de cancelamento deste foram as mais frequentes.

CRQ-IV

Plenário do Conselho analisou mais de 25 mil processos em 2016, aumento de 39,8% sobre o resultado do ano anterior

Ao longo do ano, foram expedidas pela Secretaria do Conselho 50.653 correspondências, o que representou um aumento de 30,5% na comparação com as 38.811 expedidas em 2015. O número de correspondências relacionadas a processos que passaram pelo Plenário cresceu 14%, subindo de 30.903, em 2015, para 35.257 no ano passado.

Atendimentos – Em 2016, o Conselho realizou 8.645 atendimentos presenciais em sua sede, crescimento de 12% na comparação com 2015, segundo dados da Gerência de Digitalização e Atendimento da entidade. Ainda de acordo com esse setor, no período foram recebidas 23.201 ligações telefônicas, significando uma redução de 8,55%. Foi o quarto ano consecutivo que este indicador apresentou recuo, comprovando a ascensão da internet como plataforma alternativa de acesso a informações visando o esclarecimento de dúvidas, com as demandas se dividindo entre e-mails, site e páginas nas redes sociais.

Site e presença nas redes sociais, como o Facebook, têm facilitado o acesso às informações

No ano passado, foram recebidas 39.320 mensagens de correio eletrônico, queda de 20,6% ante 2015. Além do hábito cada vez mais constante de as pessoas recorrerem ao site para buscar informações e dirimir dúvidas, a diminuição do número de e-mails também se explica pelas constantes divulgações feitas pelo Conselho em suas redes sociais – foram 281 publicações no Facebook e Twitter. Até o fechamento desta edição, a fan page no Facebook acumulava mais de 8 mil seguidores, enquanto que no Twitter o total se aproximava de mil.

O Departamento Jurídico do CRQ-IV esteve presente em mutirões de conciliação processual, promovidos pela Justiça Federal nas cidades de São Paulo, Bauru, Franca, São José dos Campos, Taubaté, Presidente Prudente, Santo André, Americana e Guarulhos. As audiências ofereceram condições especiais para que profissionais e empresas resolvessem suas pendências com o Conselho. Dos convocados para discutir soluções, 155 compareceram, tendo sido estabelecidos acordos em 85% dos casos. O resultado mostra uma incidência maior de acordos celebrados em relação ao ano anterior, quando o índice foi de 76%.

Em 2016, o CDI – Centro de Documentação e Informação Miguel Romeu Cuocolo (Biblioteca) – recebeu 357 solicitações de pesquisa sobre diversos temas, feitas por estudantes, professores e profissionais. No comparativo com 2015, quando houve 262 pedidos, o aumento foi de 36,25%.

Armazenamento de produtos químicos, assuntos regulatórios, metodologias de análises e tratamento de superfície foram alguns dos temas mais consultados no CDI no último ano. Já o acervo – que inclui livros (impressos e digitais), anuários, guias e apostilas de minicursos – aumentou de 4.281 para 4.556 obras.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região