Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Lançado Manual de Cosmetovigilância


Durante a cerimônia que comemorou o Dia do Profissional da Química, em 18 de junho, o presidente do CRQIV, Engenheiro Industrial – Modalidade Química Manlio de Augustinis, apresentou o mais novo trabalho desenvolvido pela entidade. Trata-se do Manual de Cosmetovigilância, produzido pelos profissionais que integram a Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV. Clique aqui para obter uma cópia da publicação.

A implantação de um sistema de cosmetovigilância pelos fabricantes de produtos cosméticos foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2005. De modo resumido, o cumprimento dessa norma significa registrar os relatos de ocorrência de efeitos adversos dos produtos, as respectivas avaliações, bem como as medidas adotadas para solução dos eventos e notificação à Anvisa.

Como mostra o manual elaborado pela comissão do Conselho, os conhecimentos dos profissionais da química que atuam com responsáveis técnicos pelas empresas desse setor são fundamentais para que o sistema funcione corretamente. Isso porque, no desempenho da função, eles têm importante papel no desenvolvimento e controle de qualidade dos produtos, competindo-lhes, portanto, assegurar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e Controle (BPFC), atividades diretamente relacionadas com a cosmetovigilância.

No texto de apresentação do trabalho, Augustinis explica que o manual “é mais uma iniciativa desta entidade no sentido de oferecer aos profissionais da química um guia prático, baseado em conceitos legais e técnicos, e que certamente muito os ajudará em suas atividades”. Ele destaca ainda que “o trabalho ganha maior relevância quando se observa o espetacular crescimento que a indústria de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes vêm registrando ano após ano e pela responsabilidade que esse setor tem de contribuir para proporcionar uma sensação que a maioria de nós almeja: o bem-estar”.

A Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV dedicou-se durante dois anos à produção do manual. Os trabalhos começaram em junho de 2006, quando o mesmo grupo organizou um seminário sobre o tema e que contou com apresentações de representantes de empresas, da Anvisa, da Fundação Procon do Estado de São Paulo, do dermatologista André Vergnanini e do toxicologista Phillipe Masson, professor das universidades de Bruxelas (Bélgica) e Bourdeaux (França), que falou sobre o sistema de cosmetovigilância em vigor no continente europeu.

Além da legislação e de orientações para a implantação do sistema, o manual oferece dados sobre ingredientes conhecidos como alergênicos ou potencialmente alergênicos e considerações sobre segurança e eficácia de produtos. Nas 46 páginas da publicação editada pelo CRQ-IV, o profissional também encontrará informações sobre BPFC e procedimentos a serem adotados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas onde atuam.

O manual foi produzido pelos seguintes profissionais: Andréa Batista Mariano, Antal Gyorgy Alamasy, Carlos Alberto Trevisan, Cláudio Di Vitta, Lígia Maria S. Rocha, Linda Cristina de Oliveira, Márcia Regina da Silva, Marcos Pinheiro Dias, Maria Aparecida L. Moreira, Maria Inês Harris, Rita de Cassia S. Pompei, Rubens Brambilla, Silvia H. Mussolini de Oliveira, Silvio Pires de Oliveira e Wagner Contrera Lopes. Alguns já não integram a Comissão, mas muito colaboraram para a concretização do trabalho.


 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região