Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Selo de Qualidade - Curso da Escola Técnica Oswaldo Cruz conquista recertificação


Alex Silva
Marielza Kato, coordenadora pedagógica; Carlos Eduardo Querido, diretor; Auzébio Valvassori Filho, professor; Andrea Mariano, CRQ-IV; e Laércio Machado, coordenador


O curso Técnico em Química da Escola Técnica Oswaldo Cruz, da Capital, recebeu no dia 3 de outubro a placa do Programa Selo de Qualidade CRQ-IV alusiva à sua recertificação, válida desde 22 de junho pelos próximos três anos. A entrega foi realizada na própria instituição pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora da Comissão de Ensino Técnico do Conselho, responsável pelo programa.

A placa foi recebida pelo professor Laércio Marques Machado, coordenador do curso, certificado pela primeira vez em 2012. Ao Informativo, o docente ressaltou o diferencial conferido pelo Selo de Qualidade e a importância da revisão constante dos procedimentos didáticos. “É sempre necessário olhar o curso de forma crítica. Tanto a certificação quanto a recertificação reforçam tal procedimento”, afirmou.

O professor destacou também a divulgação do Selo feita pela escola aos alunos, principalmente por meio de palestras, e também às empresas da área química interessadas na captação de potenciais estagiários.

Os cursos certificados com o Selo são relacionados em página exclusiva do site do Conselho. Clique aqui para obter detalhes sobre o programa.

HISTÓRICO – O curso Técnico em Química da Oswaldo Cruz é o mais antigo da América do Sul que ainda está em atividade, tendo sido criado nos anos 1950 pelo professor Mário Bruno Capuani com o nome de “Curso Técnico em Química Industrial”. O projeto foi aprovado pelo então diretor da escola, o professor Oswaldo Quirino.

Em 1967, Quirino e Capuani ampliaram o projeto e criaram dois cursos de nível superior (Química Industrial e Engenharia Química). Assim foi fundada a Escola Superior de Química, que atualmente também possui outros dois cursos na área: Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental. Em 1968, foram lançados os cursos de Bacharelado e Licenciatura, ministrados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Dessa forma, o complexo Oswaldo Cruz consolidou-se como a instituição de ensino que mais forma profissionais da Química no Brasil.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região