Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Mais de 450 fizeram o curso de RT este ano


Catorze apresentações do curso “Entendendo a Responsabilidade Técnica” já foram realizadas este ano pelo CRQ-IV. Os eventos ocorreram na Capital e Interior e tiveram 456 participantes. O curso foi lançado em 2012 com a proposta de alertar sobre os direitos e obrigações dos profissionais que atuam ou pretendem atuar como Responsáveis Técni­cos (RTs) por empresas do setor químico. O objetivo final é evitar o cometimento de infrações relacionadas à legislação profissional, bem como o descumprimento de normas técnicas, ambientais e até trabalhistas que, se negligenciadas, podem causar acidentes e outros danos para a comunidade.

Além do chamado curso geral, o CRQ-IV também oferece treinamentos sobre as atividades nas áreas de alimen­tos, bebidas, cosméticos e saneantes. Os cursos ressaltam aos participantes as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos por serem RTs. Os estudos de caso apresentados facilitam a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas.

O Técnico em Química Claudio Luiz Nunes e o Engenheiro Químico Eder Pereira, funcionários da indústria de tintas e vernizes Dubuit Paint, de Pindamonhangaba, fizeram o curso em maio, na sede do Conselho. Nunes, que responde tecnicamente pela empresa há cinco anos, comentou sobre a importância, por exemplo, de o RT também estar atento às manutenções dos equipamentos do setor produtivo. “Muitos acreditam que essa responsabilidade é exclusiva da empresa, mas vários detalhes ficam a cargo do RT”, observou.

Por sua vez, Pereira disse ter apren­dido que até mesmo a segurança pelo transporte dos produtos químicos pode estar entre as atribuições do RT e destacou que o curso fornece informações importantes sobre a documentação exigida pela legislação.

Gratuito - Podem participar do curso todos os profissionais em situação regular no Conselho, devendo as inscrições ser feitas exclusivamente pelo site da entidade. Serão oferecidos vários treinamentos até o final do ano, ficando à escolha do profissional a data e o local mais convenientes. As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscreverem e não comparecerem sem prévio aviso será cobrada uma taxa de R$ 100,00.

As demais condições de participação constam no formulário de inscrição. Em caso de dúvidas, encaminhe-as para cursos@crq4.org.br antes de se inscrever. Não são prestadas informações sobre este assunto por telefone ou pelas páginas que o Conselho mantém no Facebook e Twitter.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região