Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho anuncia os vencedores do Prêmio CRQ-IV


Os alunos Amanda da Costa, Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta, da Escola Técnica Estadual Drº Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, foram os ganhadores do Prêmio CRQ-IV deste ano, na modalidade Química de Nível Médio. Na modalidade Química de Nível Superior, o ganhador foi o aluno Andrei Sakai, do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de São Paulo, da cidade de Diadema. A aluna Luana Cecilia Mello Cantagesso, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, ganhou na modalidade Engenharia da Área Química. O Plenário do CRQ-IV deliberou por não conceder o Prêmio CRQ-IV na modalidade Química de Nível Superior com Tecnologia, possibilidade prevista no regulamento do concurso.

O Prêmio CRQ-IV é um concurso público que tem por finalidade estimular a pesquisa entre os estudantes de cursos técnicos e superiores da área química, ministrados no estado de São Paulo. Para participar, eles devem apresentar trabalhos sobre qualquer tema relacionado à química. As pesquisas devem ser desenvolvidas sob a orientação de um professor ou de um profissional que atue na área focada pelo trabalho. O autor (ou autores) do trabalho vencedor em cada uma das quatro modalidades recebe R$ 10 mil e um certificado. O orientador (ou orientadores) do trabalho também ganha um certificado e a importância de R$ 4,6 mil. Dos valores são descontados os impostos. A entrega ocorrerá no dia 13 de setembro, durante cerimônia na sede do Conselho.

Para conquistar o prêmio, o grupo da Escola Técnica Estadual Drº Adail Nunes da Silva precisou superar 26 concorrentes. A modalidade Química de Nível Médio foi a que teve o maior número de inscritos, vários deles com forte tradição no concurso. A professora Célia Labibe Abud, orientadora do trabalho intitulado "Obtenção de celulose a partir de cascas do coco verde (cocos nucifera)", disse que o reconhecimento chegou num momento crucial para o curso Técnico em Química da escola, que pode ser extinto em função do pequeno número de alunos. A expectativa é de que a notoriedade proporcionada pelo Prêmio CRQ-IV ajude a atrair o interesse dos jovens da região. Os alunos Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta prestaram vestibular no final do ano passado e já estão estudando Química na USP de Ribeirão Preto.


Buscar o reconhecimento do Conselho e ter uma oportunidade para divulgar o trabalho foram as razões que motivaram representantes da Universidade Federal de São Paulo a se inscreverem, disse o professor Luciano Caseli que, juntamente com a professora Laura Oliveira Péres Philadelphi, orientou Andrei Sakai na produção da pesquisa "Síntese e caracterização de filmes nanoestruturados de Langmuir-Blodgett de derivados de poli-(p-fenileno vinileno) (PPV)". Ao falar sobre as contribuições que o trabalho apresentado poderá dar para o desenvolvimento de materiais poliméricos, Caseli afirmou que a pesquisa investigou a formação de um filme fino à base de polímeros condutores, o que é fundamental para o desenvolvimento de dispositivos optoeletrônicos.




“Processo irradiado por micro-ondas para produção de biodiesel” é o título do trabalho de Luana Cecilia Mello Cantagesso. O estudo foi feito sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius, que marca em 2013 sua segunda conquista do prêmio como orientador. A primeira ocorreu em 2009. Segundo ele, a seriedade do trabalho do CRQ-IV e a preocupação em prol do progresso da Química foram os fatores que o estimularam a voltar a participar do concurso. Segundo o professor, "o Prêmio CRQ-IV é um reconhecimento do esforço e dedicação do aluno em superar a si mesmo, vencendo os desafios tecnológicos que o trabalho experimental traz. Vencer este Prêmio é ter reconhecido o seu nível de excelência".





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região