Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2012 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - A Química do fim do mundo


Previsões a respeito do fim da humanidade existem sabe-se lá desde quando. Mas nem por isso o assunto deixa de chamar a atenção da maioria das pessoas, inclusive daquelas que preferem usar os olhos da ciência para enxergar o mundo e seus fenômenos. Essas características foram o gancho da Semana da Química que o IQ-USP promoveu em setembro e que centrou as discussões em torno da profecia Maia sobre o fim do mundo, que estaria "agendado" para o dia 21/12/2012. A matéria de capa desta edição relata o que disseram alguns participantes daquele evento.

O Informativo também abre espaço para divulgar, entre outros assuntos, duas iniciativas destinadas a aproximar a Química sobretudo das crianças e jovens: o trabalho teatral de alunos e professores da Unesp de Araraquara e os mangás produzidos por uma estudante da Universidade Federal de São Carlos.

Excepcionalmente, a coluna "Leitores" não foi publicada.

 

Notas

 

Sobre a suspensão da anuidade

Quem estiver desempregado ou cursando pós-graduação sem auferir renda e quiser solicitar a suspensão do pagamento da anuidade de 2013 precisará fazê-lo no período de 1 a 30 de novembro deste ano. Para tanto, clique aqui  acesse e siga as instruções. Quem já obteve a suspensão e está na mesma situação que lhe garantiu o benefício não precisará fazer um novo pedido. Terá, no entanto, de informar ao CRQ-IV tão logo volte ao mercado.

O benefício da suspensão da anuidade será concedido se estiver previsto em resolução a ser publicada em dezembro pelo Conselho Federal de Química.

Dúvidas: 11 30161-6060 ou pelo e-mail crq4@crq4.org.br.

 

Unesp promoverá evento sobre alimentos e bebidas

O IX Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages ocorrerá de 6 a 9 de novembro no campus de Araraquara da Unesp e contará com convidados vindos da Europa e EUA. O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, fará uma palestra no encerramento do encontro sobre as ações da entidade na formação de profissionais da química para trabalhar na área de alimentos e bebidas.

Uma das atrações do evento será o V Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça, organizado pelo professor Douglas Franco, do Instituto de Quí­mica da USP de São Carlos. O concurso premiará as melhores cachaças do ponto de vista químico e sensorial e fornecerá ao fabricante uma visão da posição e aceitação de seu produto. O resultado será divulgado na mídia nacional e internacional.

Clique aqui para obter mais informações sobre o meeting. Detalhes sobre o concurso de cachaça estão em http://www.iqsc.usp.br/eventos/ix_bmcfb/concurso.html.

 

Palestras do AIQ terminam

O Conselho concluiu em agosto o programa de palestras destinadas a divulgar a Química para alunos dos níveis Fundamental e Médio. A iniciativa fez parte das ações definidas pela entidade para o Ano Internacional da Química, oficialmente comemorado em 2011.

A meta era promover 1.500 palestras em todo o Estado, mas o interesse das escolas foi tão grande que o programa precisou ser estendido para 2012. Assim, foram realizadas 2.710 palestras em 581 escolas, alcançando um público de 192.326 estudantes.

 






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região