Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Ganhadores do Prêmio CRQ-IV falam da conquista


Os nomes dos vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV foram divulgados no dia 27 de abril (veja matéria), depois de anunciados pelo Plenário da entidade. O ganhador em cada modalidade receberá R$ 10 mil, enquanto que seu orientador levará R$ 4,6 mil, dos quais serão descontados os impostos. Os vencedores e suas escolas também receberão certificados de participação.
 

Nas entrevistas abaixo, alunos e orientadores falam de seus trabalhos e da importância de terem vencido o concurso. A entrega do prêmio está marcada para o dia 15 de junho, na sede do Conselho, durante a cerimônia que comemorará o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho.
 

A edição 2012 do Prêmio CRQ-IV recebeu 32 inscrições enviadas por representantes de 20 instituições paulistas. Algumas concorreram com mais de uma inscrição, como foi o caso da Escola Técnica Júlio de Mesquita Neto, de Santo André, que disputou (e venceu) a modalidade Química de Nível Médio com um dos cinco trabalhos enviados.

 

 

 

Química de Nível Médio

 

O desenvolvimento de um processo que possibilitasse o reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de corantes naturais foi o resultado do trabalho que deu a um grupo da Escola Técnica Estadual (ETEC) Júlio de Mesquita, de Santo André, o Prêmio CRQ-IV na modalidade Química de Nível Médio. As ganhadoras foram Caroline Christine Augusto, Ester Wilma González Pacheco e Patrícia Arras Bertozzi, que desenvolveram seus estudos sob a orientação da professora Magali Canhamero. Com o título Corafruta – corantes naturais de jabuticaba e amora: aplicações, o trabalho contou com a colaboração das alunas Jaqueline da Silva Melo e Nádila Lucarelli. De acordo com a equipe, os corantes obtidos podem ser aplicados nas áreas alimentícia, têxtil e de cosméticos.
 

Ester contou que o grupo extraiu os corantes de resíduos da polpa e das cascas de amora e jabuticaba. “Hoje em dia a química verde está em alta, por isso decidimos estudar este tema”, disse Patrícia. Caroline explicou que a extração dos corantes era realizada em meio alcoólico, sendo depois feita a destilação para concentrar o produto.
 

“As alunas ficaram dias e dias no laboratório e tiveram a colaboração total das famílias e professores”, lembrou Magali Canhamero. A orientadora contou que a ETEC, com mais de três mil estudantes matriculados em três turnos, exige bastante dedicação dos alunos e por isso já colhe os bons resultados: tem 11 trabalhos inscritos na Feira de Ciências do Centro Paula Souza (autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e que administra as escolas e faculdades de tecnologia do governo paulista), sendo nove da área de Química.


Hoje, todas as integrantes da equipe vencedora estão na graduação. Ester, Nádila e Jaqueline cursam Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Medicina do ABC. Caroline faz Bacharelado em Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Patrícia optou por mudar de área e foi estudar Psicologia na Universidade Estadual Paulista, em Assis.

 

Clique aqui para ver o vídeo com as entrevistas.

 

 

Química de Nível Superior



 

Fernanda Bertuchi, ganhadora do Prêmio na categoria Química de Nível Superior, é Bacharel em Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, onde trabalha como técnica de laboratório. Ela contou que sua pesquisa - A Influência antioxidante da proteína príon celular em células de astrócitos - buscou contribuir para os estudos sobre os mecanismos envolvidos na atividade antioxidante da proteina príon celular e seu envolvimento em doenças neurodegenerativas, o que possibilitaria a descoberta de drogas mais eficientes para tratá-las. No trabalho, Fernanda procurou saber se a citada proteína, que existe em todas as células, mas está mais presente no sistema nervoso central, tem alguma influência antioxidante. “O que conseguimos verificar é que a presença da proteína príon celular realmente tem uma atividade antioxidante em células da glia”, conclusão que, salienta ela, estabelece um avanço para o entendimento químico das doenças neurológicas relacionadas àquela proteína. O trabalho também lhe rendeu em 2012 uma publicação no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications, da editora Elsevier.


A orientadora Giselle Cerchiaro, professora de Química e Bioquímica da UFABC, disse que sua participação incluiu a discussão frequente sobre os rumos da pesquisa e o acompanhamento do processo de crescimento científico da aluna no projeto e na vida acadêmica. Giselle falou da importância do Prêmio CRQ-IV, que ela mesma conquistou, em 1998, quando se formou: “o Prêmio custeou as despesas no início do meu mestrado”, lembrou.

 

Clique aqui para ver o vídeo com as entrevistas.

 

 

Química de Nível Superior com Tecnologia



 

Da cidade de Assis, cerca de 430 km da capital, saiu o ganhador nesta modalidade. Raphael de Souza, orientado pela professora Gilcelene Bruzon, produziu o trabalho Extração e quantificação de inulina a partir da raiz de chicória. O ex-aluno da Fundação Educacional do Município de Assis disse que a primeira etapa do processo foi conhecer um pouco mais sobre a inulina e saber quais alimentos possuem este componente. “Diversas pesquisas foram feitas até chegarmos à raiz da chicória”, comentou Raphael.

 

O resultado final foi a produção de um gel que pode ser usado como substituto de gorduras, açúcares e também usado na indústria farmacêutica como probiótico para regular o funcionamento do intestino.
 

Desde o início das pesquisas, a professora Gilcelene notou que o trabalho era bastante promissor. O primeiro reconhecimento veio em novembro de 2011, quando a pesquisa ficou em primeiro lugar num concurso regional promovido, em São José do Rio Preto, pela Sociedade Brasileira de Química. “Esta conquista motivou o envio do trabalho para o Prêmio CRQ-IV. E pela qualidade do material tínhamos grandes expectativas de ganhar na modalidade”, contou a professora.

 

Clique aqui para ver o vídeo com as entrevistas.

 

 

  

Engenharia da Área Química



 

A elaboração do projeto e a construção de um Fotocolorímetro microcontrolado de baixo custo destinado ao ensino de química analítica garantiu a Edgar Henrique Ferreira, ex-aluno da Escola de Engenharia de Lorena EEL/ USP, a conquista do Prêmio CRQ-IV na modalidade Engenharia Química. Segundo ele, as leituras feitas com o aparelho que criou foram comparadas com as de um equipamento comercial e os resultados obtidos foram muito positivos.
 

O fotocolorímetro é simples de ser montado, sendo composto de peças baratas e facilmente encontradas no mercado, salientou o engenheiro. Além de facilitar o acesso a uma tecnologia importante para o estudo da química, o aparelho também pode ajudar a promover a interdisciplinaridade entre alunos dos cursos de química, mecânica e eletrônica, que podem construí-lo juntos.

 

“Orientar o Edgar foi muito fácil. Ele é um aluno diferenciado, acima do padrão no quesito iniciativa”, disse Ângelo Capri Neto, orientador do trabalho e professor da instituição. Ele ressaltou que a USP incentiva e valoriza muito a produção e divulgação de trabalhos científicos.

 

Clique aqui para ver o vídeo com as entrevistas.

 


 

Os trabalhos vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV podem ser consultados na Biblioteca do CRQ-IV. Informações: 11 3061-6039 ou crq4.biblioteca@totalwork.com.br

 


 

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região