Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Começam as palestras do AIQ nas escolas
 
 
Duas turmas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Alberto Levy, do bairro de Indianópolis, em São Paulo, foram as primeiras a receber as palestras promovidas pelo CRQ-IV para divulgar o Ano Internacional da Química (AIQ). Nesta sexta feira, cerca de 40 alunos do 2º ano B ouviram o professor da USP Guilherme Marson falar sobre a importância da química no dia a dia das pessoas. A seguir, foi a vez de 40 estudantes do 2º ano I. As palestras foram promovidas no laboratório de química da escola e contaram com a presença de Daniel Macruz, Coordenador Pedagógico de Ciências da Diretoria de Ensino Centro-Oeste da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, além de Wagner Lopes, gerente de Fiscalização do CRQ-IV.

Com o tema Química para um mundo melhor, as palestras foram abertas com a apresentação de um vídeo de cinco minutos sobre o Ano Internacional da Química e prosseguiram com a apresentação de slides e exemplos práticos da importância da química na alimentação, no tratamento da água, na fabricação de produtos de consumo, como roupas, automóveis, eletrônicos, cosméticos e medicamentos. O professor Marson também enfatizou a importância desta ciência e deu exemplos práticos de como a química é fundamental para o desenvolvimento de produtos como alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos etc.
 
As palestras foram solicitadas ao CRQ-IV pela professora de química da escola, Acenção Aguiar, que já agendou novas apresentações para o mês de agosto, para os 1.700 alunos dos três turnos da escola, que oferece apenas o ensino médio. A professora considerou importantes os temas tratados e sua abordagem, afirmando que o professor Marson conseguiu dar uma visão abrangente da importância da química e despertar o interesse dos alunos.
 
O aluno Raul Cerqueira dos Santos, de 16 anos, do 2º B, disse que foi surpreendido com a palestra e passou a ver a química com outros olhos a partir do que foi apresentado. Disse que poderia até mesmo considerar a possibilidade de estudar química quando terminar o ensino médio.
 
Daniel Macruz, da Diretoria de Ensino Centro –Oeste, gostou muito do conteúdo da palestra de hoje. Ele explicou que sua função na Diretoria é a de multiplicar as ações de divulgação junto às 75 escolas estaduais sob sua jurisdição. Macruz  contou que todos os professores de ciências do Estado receberam e-mails disparados pela Diretoria de Ensino do Centro-Oeste e a partir daí muitos manifestaram interesse em promover palestras em suas escolas.
 
As palestras do CRQ-IV em escolas do estado de São Paulo são gratuitas vão prosseguir até novembro. As escolas interessadas em recebê-las devem clicar aqui para preencher o formulário. As apresentações também são voltadas para alunos do ensino fundamental.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 10/06/2011
 

 
 
 
 
Clique aqui para ler o que já foi publicado sobre o AIQ.
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região